Blog

Idade mínima e máxima para a financiamento de imóvel

Começar cedo a busca por essa conquista é uma excelente decisão. Entretanto, há limites de idade e outros requisitos que devem ser atendidos por quem deseja fazer um financiamento.

Qual a idade mínima para financiar um imóvel pela Caixa?

Nesse tipo de financiamento, a idade mínima também é 18 anos. É certo que a instituição oferece uma série de vantagens e facilidades para quem solicita empréstimos pela empresa, entretanto, a idade mínima para financiar imóvel continua a mesma das demais instituições.

Além disso, quanto mais jovem o comprador, menor será a parcela. Isso se deve ao fato de uma parte considerável do financiamento imobiliário ser o valor pago em seguros obrigatórios, como dano físico ao imóvel e seguro por morte ou invalidez permanente.

Qual a idade máxima para financiar um imóvel pela Caixa?

Por outro lado, também existe uma idade máxima para financiar imóvel. O limite passou de 75 anos para 80 anos e 6 meses em bancos como Caixa Econômica Federal, Itaú Uniclass, Banco do Brasil e Bradesco.

Sob o mesmo ponto de vista é importante a compreensão de que esse limite se refere a idade da pessoa mais velha ao final do financiamento.

Ou seja, se você está com 60 anos, pode realizar um empréstimo de até 20 anos (e alguns meses). Não é possível que alguém com essa idade faça um financiamento de 30 anos.

O prazo para quitar seu financiamento pode chegar a 30 anos na maioria dos bancos, sendo que o financiamento habitacional na Caixa Econômica Federal e Santander pode permitir um financiamento de até 35 anos (ou 420 meses).

Por isso, se você tiver até 45 anos, pode solicitar esse prazo mais extenso para financiar imóvel e realizar o sonho da casa própria.